quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Diagnóstico da Escola

            Para realizar o diagnóstico da UME “Estado do Tocantins” esclarecemos para todos os envolvidos, equipe gestora, Conselho de Escola e demais membros da comunidade escolar que não se trata simplesmente de um levantamento de dados e sim de uma análise da situação atual da escola, identificando seus pontos fortes, fracos e os problemas existentes.
            Inicialmente foi realizada a pesquisa através do blog sobre o tipo de escola que se deseja, o que a comunidade almeja para a educação oferecida pela escola e um levantamento sobre os pontos positivos e negativos. Também foi realizada uma enquete para saber quantas famílias tem acesso ao computador com internet e concluímos que em torno de ¾ da clientela ainda não usam os recursos tecnológicos da informática. Sendo assim, foi realizada também a pesquisa através de questionário enviado pela agenda dos alunos. 
            O resultado da pesquisa realizada no blog e através de questionário foi tabulado e divulgado para a comunidade pelo blog e mural da escola.
            Para discussão destas informações foi marcada uma reunião com todos os membros do Conselho de Escola, equipe escolar, incluindo os funcionários, para conheceram todas as opiniões. O ponto mais marcante deste encontro foi conhecer os anseios dos pais quanto à função da escola. Em seguida os participantes foram divididos em dois grupos e convidados a estabelecer, à luz dos anseios da comunidade escolar (gestores, professores, funcionários, pais e alunos), qual a educação e escola que se deseja.
Confira as fotos do momento de reunião e reflexão da Equipe Escolar:



            Após a reflexão concluiu-se que a comunidade almeja uma escola que proporcione acesso aos saberes, às tecnologias, ao desenvolvimento de habilidades e competências, mas que priorize os valores éticos e de solidariedade, a preocupação com o meio ambiente, desenvolva a cidadania formando indivíduos críticos e atuantes, onde a parceria escola-família-comunidade seja priorizada.
            Nossa escola ainda está distante deste ideal e esta dificuldade se reflete no absenteísmo nas reuniões de pais e mestres e convocações realizadas pela escola, na distância residencial dos alunos oriundos de outros bairros e dificuldade de envolvimento de alguns pais nas questões ligadas ao percurso escolar de seus filhos.
            Para se atingir este objetivo é necessário conhecer o que leva a escola a esta situação. Realizou-se então uma segunda pesquisa para a caracterização sócia econômica e cultural da comunidade escolar que demonstrou o seguinte panorama:
          À luz destas informações, coletada com a participação de 239 famílias de um total de 300, ficou evidente que para muitos a escola é o único espaço que propicia integração cultural e acesso ao conhecimento.
 A escola, localizada no bairro da Vila Natal, na cidade de Cubatão, foi fundada no ano de 1990 para atender a demanda do novo bairro que se formava. Conta com seis salas de aula amplas e adequadas, onde 3 foram reformadas durante o ano de 2010, contempladas pelo Plano de Atenção à Educação - PAE, com a readequação da escola para acessibilidade, construção de dois banheiros para deficientes, ampliação da cozinha e refeitório, reforma dos dois sanitários infantis e de funcionários.
As outras três salas ainda não foram reformadas, mas aguardam uma nova previsão dentro da programação e possibilidades de orçamento da Administração Municipal. O prédio possui ainda salas para a Direção Escolar, Coordenação Pedagógica, Sala de Informática, Brinquedoteca, denominada Espaço para Brincar e Aprender - EBA, Secretaria, Sala dos professores, Almoxarifado, um pequeno pátio coberto, um pátio externo, uma pequena quadra descoberta, playground e Sala de Leitura.
Um dos maiores problemas da escola atualmente é o término da reforma. A Secretaria de Educação ainda não tem previsão para a conclusão da obra. Sendo assim metade da escola está reformada e a outra metade continua apresentando infiltrações de água, portas com infestações de cupins, problemas na parte elétrica e falta de pintura e troca de pisos.
Outro problema que preocupa a comunidade é a falta de segurança causada pelas constantes invasões dos garotos que jogam bola no campinho ao lado, causando receio aos professores e alunos.
A escola está muito bem equipada. Neste ano, para minimizar os males dos verões rigorosos, comuns ao clima da região, foram instalados aparelhos de ar-condicionado em todas as salas de aula e feita a troca do telhado para um com isolamento térmico. A escola também é contemplada com a verba do Programa Dinheiro Direta na Escola – PDDE, do Governo Federal, desde o ano de 2008 e já adquiriu máquina copiadora, TV LCD 42 polegadas para a sala de televisão, diversos brinquedos e jogos, ar condicionado para a sala de informática e para este ano já adquirimos um aparelho data show. Além do mais a Secretaria de Educação envia materiais de expediente e pedagógico periodicamente. Constata-se uma abundância de materiais.
Além destes recursos a escola também arrecada uma verba com a Associação de Pais e Mestres. A arrecadação mensal gira em torno de 500 reais ao mês. Em média 1/3 dos pais participam da arrecadação que é voluntária. Também são realizados eventos como Festa Junina, cineminha e passeios que expandem as arrecadações. Estes recursos são revertidos aos alunos em forma de compra de materiais pedagógicos, entretenimento, festas etc.
A escola compreende o segmento da Educação Infantil, portanto não é medida pelo IDEB. O currículo é estabelecido através de discussões em nossos Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo – HTPCs para a elaboração e desenvolvimento da proposta curricular de nossa unidade escolar. Nas discussões coletivas entre professores, coordenadora pedagógica e eu como gestora, montamos o Plano de Curso de cada classe, que é posteriormente registrado e sistematizado, sendo pautado nos Referenciais Curriculares Nacionais – RCNs e nas Diretrizes Curriculares propostas pelos órgãos competentes destinados a Educação Infantil.

CONSIDERAÇÕES

Concluiu-se que na reformulação do Projeto Político Pedagógico deve-se estabelecer como objetivo prioritário o envolvimento de toda a comunidade escolar, numa proposta participativa, onde cada integrante sinta-se responsável pela autonomia da escola bem como do ensino por ela realizado.  Estimular a proximidade dos pais com a escola através de palestras, reuniões, eventos pedagógicos, desenvolvendo um projeto direcionado ao incentivo e conscientização da importância da participação da família no processo ensino-aprendizagem e na gestão da escola que pertence à comunidade. Somente com estas iniciativas será possível agregar forças para lutar contra os pontos fracos e problemas da escola, garantindo a melhora na qualidade do ensino.

REFERÊNCIAS
Projeto Político Pedagógico. Material de Estudo da Sala Ambiente Projeto Vivencial. Disponível em: http://www.cfge.ufscar.br/file.php/95/textos/PPP.pdf  Acesso em 20 de setembro de 2011.
 Material de Estudo da Sala ambiente Projeto Vivencial.  Disponível em: http://www.cfge.ufscar.br/file.php/37/Arquivos2011/EG2011/PV/Guia_EstudosPV.PDF Acesso em 20 de setembro de 2011.
           
           

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