domingo, 26 de junho de 2011

Minha trajetória

Tive a oportunidade de cursar um excelente curso de Magistério na cidade de São Paulo, na EESG "Villalva Junior", no bairro do Jabaquara, em São Paulo. Nesta época, eu estava com 17 anos e já iniciei  minha prática docente, como auxiliar de classe. No ano seguinte tive a experiência no antigo 1º grau, professora de uma terceira série e durante os anos que se seguiram percorri todas as turmas de Ed. infantil e Ensino Fundamental I. Em 1991, ingressei na Faculdade de Pedagogia, na cidade de Ribeirão Preto, onde então residia. Cursei até meados do 2º ano, quando tranquei a matrícula pois voltei a morar na cidade de São Paulo, para dedicar-me à maternidade.
No ano de 1997, já morando em Santos, com dois filhos e com a vida estruturada, decidi voltar à Faculdade de Pedagogia e voltar a lecionar. Cursei a Pedagogia com habilitação em Administração Escolar. Formei-me em 2000, logo depois especializei-me em Psicopedagogia e Psicomotricidade. A inclusão já fazia partre de minha prática, daí a necessidade de aprimoramento. Fiz alguns concursos para professora e em 2007, lecionando na rede pública de Santos e também em uma Escola particular, surgiu a oportunidade do concurso para direção escolar em Cubatão. Naquele momento de minha vida eu entendia que poderia ser muito útil na gestão pois tinha um amplo conhecimento docente. Fiz o concurso sem muitas pretensões, pois sabia do quanto esta rede era disputada, mas dediquei-me ao estudo. Fiquei surpresa ao perceber que respondia às questões com facilidade e que tinha ido bem na prova. Resultado, em janeiro de 2008 eu ingressava na Prefeitura de Cubatão, como diretora de Escola.
Um sonho se concretizava. Agora o desafio se apresentava. Noites sem dormir, dedicação, estudo, pesquisa. Mudar de posição tão repetinamente abalou estruturas.
Atualmente estou no quarto ano no cargo, em minha segunda escola. A UME Tocantins está localizada em um comunidade participativa que valoriza a escola e procuramos colocar em prática a gestão democrática. Já tivemos muitos avanços. Nosso Conselho de Escola é participativo e com frequênica de 80% dos membros. Acredito que este é o passo primordial em busca de uma Escola de qualidade.
E você, qual sua trajetória?

8 comentários:

..::Carla::.. disse...

Clau, parabéns pelo BLOG, está LINDO!!!

Sidneya disse...

Claudia, voçê direciona muito bem a escola Tocantins,é o último ano de minha filha e sei que vou sentir saldades,parabéns pela dedicação.

Claudia Hudson-Cubatão disse...

Obrigada Sidneya pela parceria junto ao Conselho de Escola. Tem sido muito gratificante o nosso crescimento ao lado de vocês.
Beijos e contamos com você durante os próximos meses.

Lucimere disse...

yuhu,nosso blog está bombando!!!!

Claudia Hudson-Cubatão disse...

É muito bom saber que apesar de todas as dificuldades, estamos indo pelo caminho certo em busca de uma educação de qualidade em nossa querida UME Tocantins!!!!!

Chica disse...

Você fez e realizou sua capacidade de seguir em frente ...de sonhar é muito legal te admiro muito e parabéns esta sendo ótimo.

Claudia Hudson-Cubatão disse...

Obrigada Chica, também estou adorando conhecer a opinião de nossa comunidade sobre nosso trabalho.....Beijos e obrigada sempre pela parceria, a admiração é mútua, você sabe!!!!

Fabiana Fernandes - Profª NID disse...

A minha trajetória na educação começou antes mesmo de me formar no curso do Magistério, (na EEPG "Martim Afonso", em São Vicente-SP). No último ano do colégio, eu comecei a trabalhar em uma escola particular (NRI Marotynho, em São Vicente-SP). Fiquei nesta escola por 4 anos, trabalhando com a educação infantil. Daí, entrei em uma crise existencial profunda! Fui fazer um curso de Turismo (na ETE "Aristóteles Ferreira", em Santos-SP), achava que levava jeito pro negócio, pois já tinha curso de Inglês e Espanhol. Sai da escolinha e fui tentar outros ramos. Trabalhei no Shopping Praiamar (Santos-SP), algum tempo depois em uma revenda de automóveis, fiz estágio em uma agência de turismo, também fiz curso de cabeleireiro no Instituto Arikawa (Santos-SP). Depois de tantas tentativas, percebi que o que eu amava fazer era trabalhar com crianças, sentia muita falta do ambiente escolar, do cheiro, da correria, das festividades, da curiosidade e do jeito sincero das crianças. Finalmente, voltei a dar aulas (em outra escola particular: NRI Liceu Ametista, em Santos-SP), e ingressei na Faculdade de Pedagogia (UNISANTA). Comecei então, a prestar concursos. Passei pela Prefeitura de Praia Grande, Sâo Vicente, Santos, até ser chamada para a de Cubatão (graças a Deus). Em Cubatão, já passei pela UME Rio Grande do Sul, pela Usina, pela UME Martim Afonso de Souza (no Jardim Nova República), até chegar onde estou hoje (feliz da vida, por sinal!): na UME Estado do Tocantins. E agora, neste semestre, vou começar a minha pós-graduação. Vida de professor é assim, não paramos nunca!