segunda-feira, 20 de maio de 2013

V Encontro da Família - 18/05



Pelo pleno sucesso na organização desse evento que vem se estendendo há cinco anos, graças à participação ativa dos pais e familiares dos nossos alunos, que nossa Equipe agradece imensamente a colaboração dos pais do Conselho de Escola, a presença do médico veterinário Dr. Bruno, que nos concedeu a palestra, da ADVAC - Associação em Defesa da Vida Animal de Cubatão, que nos orientou sobre o abandono dos animais, do grupo de Jiu-Jitsu Xeque Mate que nos concedeu uma apresentação de defesa e superação, dos pais , dos funcionários, professores e toda a comunidade escolar que participaram do nosso V Encontro da Família da UME "Estado do Tocantins".
Buscamos uma educação de qualidade e entendemos que a participação da família nesse processo é primordial.
Agradecemos também o reconhecimento do nosso trabalho, colaboração, incentivo e confiança em nossa proposta pedagógica ao Sr. Welligton, pai do nosso aluno Filipe do Infantil 4D, que nos presenteou com o comentário a seguir, postado em uma rede social:

"É com imensa satisfação que venho parabenizar os pais dos alunos, pela presença junto aos seus filhos, pelo acompanhamento da vivência escolar e pelas vitórias diárias, pois bem sabemos dos desafios que é criar filhos.
Parabenizar também os professores e toda equipe escolar, pelo empenho com amor, sabedoria e dedicação. Destaca-se a democracia exercida por vós, dando aos pais a oportunidade de escolha, de apresentar opções e de tomar decisões que levam em consideração o interesse coletivo. Tal atitude é meritória, louvável e exemplar.
Parabenizar também os atletas que fizeram uma brilhante apresentação da arte de lutar o Jiu-jitsu. Destaca-se a presença de um atleta que demonstrou que os limites podem ser superados, ainda que falte alguma parte do corpo, pois, uma mente brilhante torna a pessoa completa.
Parabenizar e agradecer ao meu amigo Bruno, pois, apesar de morar a 600 km de nossa cidade, atendeu o convite e veio participar do V Encontro da Familia. Uma execelente palestra sobre Animais Domésticos, pois conseguiu unir o lúdico, o didático e o conhecimento técnico-cientifico, desta forma conseguiu alcançar o público tão diversificado no evento.
Agradecer também a ADVAC Cubatão pela participação e contribuição. Sei que os desafios são enormes, mas também são superáveis.
Parabenizar especialmente aos alunos, pela oportunidade que estão tendo para aprender em família e tocar a natureza.
Um forte abraço para todos envolvidos.
Att: Wellington Antonio Santos."
Equipe Tocantins/2013

























quinta-feira, 16 de maio de 2013

Projeto TOCANTINS, TOCAN...DO A NATUREZA

Neste primeiro semestre do ano de 2013 nossa escola desenvolve o Projeto Tocantins, tocan...do a natureza. O tema do trabalho foi escolhido pelas famílias dos alunos através de votação na primeira reunião de pais e mestres.
O Mundo animal: Pesquisas científicas de plantas e animais do convívio da criança e pertencentes à realidade dos alunos foi eleito pela maioria.
Por nossa escola estar localizada próxima ao parque ecológico Cotia-Pará e a comunidade estar habituada a criação de animais e o cultivo de hortas o tema mostrou-se ainda mais significativo. Além do mais, somos eventualmente visitados por diversos tipos e espécies de animas, como gambás, lagartos, corujas, pássaros, lagartos, répteis etc.
Objetivos:
  • Realizar procedimentos de pesquisas científicas de plantas e animias, com formulações de questões e levantamento de hipóteses, busca, localização, seleção de informações e socialização.







  • Observação dos animais escolhidos (alimentação, habitat, comportamento, função na natureza, ciclo de vida etc).


  • Valorização das espécies de animais e meio ambiente, iniciando a conscientização de preservação do Meio Ambiente.

Estudo do Meio - Chácara Encantada

Com o objetivo de aguçar ainda mais o senso investigativo de nossos alunos e o interesse pelo Mundo Animal, foi realizado no dia 30/04 um estudo do meio à Chácara Encantada - São Paulo!
Confira as fotos de mais esta ação prevista em nosso Projeto "Tocantins, tocan...do a natureza"!










terça-feira, 14 de maio de 2013

Aniversariantes 1º Quadrimestre - 26/04

A Festa dos Aniversariantes dos alunos que nasceram entre os meses de janeiro a abril foi recheada de alegria, descontração e guloseimas!

Confira as fotos!