domingo, 26 de junho de 2011

Minha trajetória

Tive a oportunidade de cursar um excelente curso de Magistério na cidade de São Paulo, na EESG "Villalva Junior", no bairro do Jabaquara, em São Paulo. Nesta época, eu estava com 17 anos e já iniciei  minha prática docente, como auxiliar de classe. No ano seguinte tive a experiência no antigo 1º grau, professora de uma terceira série e durante os anos que se seguiram percorri todas as turmas de Ed. infantil e Ensino Fundamental I. Em 1991, ingressei na Faculdade de Pedagogia, na cidade de Ribeirão Preto, onde então residia. Cursei até meados do 2º ano, quando tranquei a matrícula pois voltei a morar na cidade de São Paulo, para dedicar-me à maternidade.
No ano de 1997, já morando em Santos, com dois filhos e com a vida estruturada, decidi voltar à Faculdade de Pedagogia e voltar a lecionar. Cursei a Pedagogia com habilitação em Administração Escolar. Formei-me em 2000, logo depois especializei-me em Psicopedagogia e Psicomotricidade. A inclusão já fazia partre de minha prática, daí a necessidade de aprimoramento. Fiz alguns concursos para professora e em 2007, lecionando na rede pública de Santos e também em uma Escola particular, surgiu a oportunidade do concurso para direção escolar em Cubatão. Naquele momento de minha vida eu entendia que poderia ser muito útil na gestão pois tinha um amplo conhecimento docente. Fiz o concurso sem muitas pretensões, pois sabia do quanto esta rede era disputada, mas dediquei-me ao estudo. Fiquei surpresa ao perceber que respondia às questões com facilidade e que tinha ido bem na prova. Resultado, em janeiro de 2008 eu ingressava na Prefeitura de Cubatão, como diretora de Escola.
Um sonho se concretizava. Agora o desafio se apresentava. Noites sem dormir, dedicação, estudo, pesquisa. Mudar de posição tão repetinamente abalou estruturas.
Atualmente estou no quarto ano no cargo, em minha segunda escola. A UME Tocantins está localizada em um comunidade participativa que valoriza a escola e procuramos colocar em prática a gestão democrática. Já tivemos muitos avanços. Nosso Conselho de Escola é participativo e com frequênica de 80% dos membros. Acredito que este é o passo primordial em busca de uma Escola de qualidade.
E você, qual sua trajetória?

O desafio de gerir uma escola!

Estar à frente da direção de uma escola é um grande desafio. O diretor precisa dar o exemplo, ser o norte para todos os envolvidos. Ser atuante, servidor, líder, estar ao lado de todos, articular anseios, mediar conflitos. Ser equilibrado, criativo.
Deixe seu comentário dizendo o que você espera da função de um diretor.